CENTRAL DE AJUDA

Ajuda para solicitantes

Conteúdos sobre serviços, modalidades, planos e pagamentos para você solicitar seus serviços de forma simplificada.

Ajuda

01. Cadastro e criação de serviços

01. Cadastro e criação de serviços

Entre na página destinada aos nossos planos clicando aqui e preencha as informações solicitadas para que possamos te conhecer melhor! A partir das suas escolhas, nosso sistema gerará um plano perfeito para as suas necessidades e para o seu bolso!

Na Docato você não está limitado a serviços judiciais!

Temos diversas áreas de atuação e sabemos que cada cliente tem um tipo específico de demanda a ser atendido.

Pensando nisso, temos inúmeros planos dentro de cada de um de nossos segmentos para ajudar a resolver o seu problema, como por exemplo:

Correspondência Jurídica Presencial: nosso carro-chefe, abrange uma grande gama de serviços judiciais e extrajudiciais, como audiências, cópias processuais e protocolos;

Contrate você mesmo: plano que dá maior liberdade para quem o contrata, nele você mesmo seleciona o seu prestador e o gerencia da maneira que achar mais adequada;

Contrate com ajuda: plano para quem quer escolher seu correspondente, mas não quer se preocupar com mais nada, a Docato gerencia o serviço;

Cópias Digitais: acompanhando a constante evolução tecnológica, possuímos robôs específicos para serviços digitais;

E muito mais! Estamos ampliando nossas áreas de atuação para estar presente e te ajudando em diversos setores!

Entre na página destinada aos nossos planos clicando aqui e preencha as informações solicitadas para que possamos te conhecer melhor! A partir das suas escolhas, nosso sistema gerará um plano perfeito para as suas necessidades e para o seu bolso!

Na nossa plataforma o atendimento é personalizado!

Primeiramente, faça seu login na página docato.com.br e clique no botão de solicitar serviço.

Dentro da opção “Novo Serviço”, o usuário terá acesso a toda gama de serviços ofertados pela plataforma Docato. Basta escolher o tipo de serviço através da Fonte, onde abrirão todas as opções de atos disponíveis, e seguir os passos solicitados pela plataforma.

Por exemplo: caso o usuário selecione a opção "Audiência Cível", o primeiro passo é selecionar o tipo de audiência (conciliação, instrução, sessão de julgamento, etc). Em seguida, especificar data e hora em que será realizada a audiência. Selecionar então a opção de profissional necessário ao ato (advogado, preposto, ou advogado + preposto).

No box "Mais informações" é facultado ao solicitante escrever o que entender necessário para a execução do serviço. Em "Arquivos Auxiliares" o solicitante faz o upload dos arquivos necessários à execução do serviço (inicial, contestação, orientações de acordo, documentos para protocolo, etc). Orientamos que envie a documentação necessária à execução do serviço nessa opção, uma vez que ficará permanentemente na contratação e acessível a outro prestador caso seja necessário trocar de correspondente.

Em seguida, você deverá inserir os dados do processo em que será realizado o serviço solicitado. O campo "Identificador" serve para o escritório solicitante cadastrar um número de identificação interna que facilite na hora de buscar pela solicitação (um exemplo é utilizar o mesmo número do sistema de controle de processos interno). Após, acrescentar as informações necessárias como comarca, número de processo e partes.

No campo "Cliente" o solicitante irá selecionar qual cliente faz parte da contratação, dentre os clientes previamente cadastrados na plataforma, e em seguida marcar se o processo é físico ou eletrônico. Na etapa "Seguidores", o solicitante irá indicar quais usuários vão acompanhar o serviço contratado (esta opção envia automaticamente informações da contratação aos usuários selecionados).

A última etapa "Conclusão" mostra os detalhes da contratação, permitindo que o usuário confira se preencheu todas as informações corretas. Caso seja necessário alterar alguma informação, o usuário deverá solicitar o cancelamento dessa contratação e iniciar o processo novamente. Caso as informações estejam corretas, basta clicar em "Finalizar e Salvar".

Nessa última etapa, ainda, os valores da solicitação já estarão disponíveis e o pagamento será feito nesse momento via cartão de crédito ou débito. Pagamentos posteriores somente estarão disponíveis em alguns planos que oferecem esse benefício.

Pronto, sua contratação foi criada com sucesso e será enviada para execução imediatamente!

Os valores dos serviços variam de acordo com cada serviço selecionado. Para saber o valor de um serviço é necessário acessar a tela de solicitação de serviço, preencher os campos necessários e o valor será demonstrado no último passo e deverá ser efetuado nesse momento para que se dê prosseguimento à contratação.

Temos alguns planos em que você poderá usufruir de valores especiais e de pagamento posterior, como o de Correspondência Jurídica.

Ainda, pode ser que o seu usuário não tenha permissão para visualizar os valores negociados para a sua organização. Estes valores acompanham os detalhes do serviço em todas as solicitações e também em todos os relatórios. Caso não esteja visualizando-os, entre em contato com o administrador da sua organização ou com o nosso suporte.

Ao assinar um plano, você terá um valor definido que não será alterado de acordo com o serviço.

Caso o valor estabelecido não se adeque ao seu bolso, você poderá tentar negociar um plano com valores mais vantajosos ou contratar nosso plano Contrate você mesmo, que permite que você negocie diretamente com o correspondente!

02. Modalidades de gerenciamento de serviços

02. Modalidades de gerenciamento de serviços

Os serviços gerenciados são aqueles em que nossa equipe faz todo o trabalho de localizar, negociar, fiscalizar e pagar. Você apenas insere os dados do serviço que precisa e nós executamos o restante!

Tem algum correspondente favorito? Nesta modalidade você pode escolher o prestador que desejar e nós cuidaremos de todo o restante para você! Basta entrar em contato com o nosso comercial que habilitaremos essa opção para você!

Neste formato é você quem assume o controle! Utilizará nossa plataforma para escolher o correspondente que desejar e gerenciará suas próprias contratações.

Acompanhando a evolução dos processos eletrônicos, nós da Docato temos disponíveis robôs especialmente desenvolvidos para atividades digitais que realizarão o seu serviço com celeridade e praticidade.

É possível contratar o serviço digital de forma avulsa e também com uma franquia mensal para cada documento retornado ou ato realizado!

03. Tipos de serviços

03. Tipos de serviços

Atendemos diversos segmentos, realizando a extração de documentos e realização de atos em todas as instituições públicas do Brasil, por meio de nossos parceiros ou de nossos robôs, como: Jurídico, Imobiliárias, Construtoras, Contabilidade, Agronegócio, Imobiliárias, Crédito, entre outros.

Os seguidores, que aparecem no campo “prestador/seguidores” de uma contratação, são as pessoas que irão acompanhar cada andamento daquele serviço, recebendo emails com cada atualização de sua movimentação. Em geral, são os profissionais dos escritórios contratantes além, é claro, da equipe Docato, que acompanhará cada caso, passo a passo.

Fica a seu critério!

Para serviços urgentes ou delicados, por exemplo, é indicado que seja informado um prazo com alguma antecedência da data fatal do escritório, a fim de evitar que qualquer imprevisto traga prejuízos na execução da demanda.

Faremos o possível para atender todas as suas necessidades!

Temos um setor voltado especificamente para o atendimento de urgências que cuidará da sua contratação assim que ela for criada.

Informamos, por oportuno, que os valores da contratação podem sofrer variações nesse caso em específico.

Lembramos, porém, que esse gerenciamento não se aplica aos serviços contratados na modalidade DIRETA, uma vez que é você quem tem total controle nesse tipo de contratação!

Para solicitar o cancelamento de um serviço basta entrar em contato com a equipe Docato por meio dos nossos canais de atendimento.

Lembramos que os valor pago na criação do serviço servirá de crédito para solicitações futuras!

04. Serviços judiciais

04. Serviços judiciais

Também chamado de ID da contratação, o Identificador é uma informação escolhida pelo escritório solicitante para identificar e facilitar a busca daquela contratação na nossa plataforma.

Pode ser o número do processo ou algum localizador que o escritório já utilize internamente em sua rotina de classificação/ordenamento.

Quando surgir a necessidade de um serviço de cópias, deve-se criar a contratação com todas as informações necessárias para que seja realizada de maneira correta.

É fundamental informar corretamente o número do processo, as partes, a Comarca e se a cópia é integral ou apenas de algumas folhas, especificando-as.

Ainda, lembramos que existem processos extensos e com diversos volumes, o que ensejará o pagamento de volume adicional ao prestador contratado.

Em processos muito extensos geralmente fica acordado um valor a mais a ser pago por cada volume adicional.

Ainda, pode ser necessário que o prestador retire os autos em carga para realizar o serviço, caso em que informará no chat da contratação para que seja elaborado um substabelecimento com essa finalidade específica pelo escritório solicitante.

Em casos de protocolo, é essencial que os documentos a serem protocolados sejam enviados na contratação o quanto antes, a fim de evitar quaisquer contratempos ou atrasos na execução da diligência. Recomendamos que a documentação esteja na página do serviço assim que este for criado.

Devemos lembrar que os prestadores realizam diversas demandas e que os órgãos públicos têm horários de atendimento variados. O envio dos arquivos em cima da hora poderá tornar inviável a realização do protocolo.

Da mesma maneira que com os demais serviços, todas as informações e orientações necessárias para a execução correta da diligência devem ser especificadas nas Informações da contratação desde a sua criação.

Lembramos que certidões geralmente têm custas e taxas, devendo ser acordado com o correspondente a melhor maneira de realizar o pagamento destes valores para que se cumpra a demanda.

As solicitações de audiência devem ser criadas sempre com muito cuidado, principalmente no tocante ao local, dia e horário de realização da mesma, apontando se será necessário o comparecimento apenas de advogado, apenas de preposto, ou de advogado e preposto.

Por ser um procedimento delicado e que exige muita atenção, recomendamos que as orientações sejam sempre repassadas com antecedência no “Chat” da contratação, até um dia antes da sua realização, a fim de evitar que o correspondente compareça na audiência sem informações primordiais do processo e da causa.

Também é recomendado informar um número de telefone do responsável pelo processo para que o prestador possa entrar em contato durante a audiência em caso de dúvidas urgentes.

Em relação aos documentos de representação (carta de preposição e substabelecimento) e seu protocolo, recomendamos que dê uma olhadinha no artigo específico sobre essa questão clicando aqui.

Após o ato, a ata será enviada pelo contratado na aba “Chat” do serviço para a sua conferência.

Nesses casos, será necessário entrar em contato conosco via atendimento online e também informar na aba “Chat” do serviço para que possamos entrar em contato com o correspondente e verificar a disponibilidade de indicar um preposto.

Observe-se que alteraremos os valores para a inclusão do preposto adicional.

A mesma regra vale para quando precisa alterar de uma modalidade para outra (era somente advogado, agora é somente preposto) ou excluir advogado ou preposto.

É só entrar em contato conosco que resolveremos tudo para você e reajustaremos os valores conforme a solicitação!

Para serviços que exijam carta de preposição ou substabelecimento, teremos as seguintes opções de customização de procedimento para sua escolha:

1) O prestador contratado enviará os dados necessários na aba “Chat” e o próprio solicitante confeccionará os documentos de representação;

2) O escritório solicitante realizará o download da carta de preposição ou substabelecimento em nosso formato padrão diretamente na aba “Andamento” da página do serviço e fará o protocolo;

3) O escritório permitirá que a elaboração e protocolo dos documentos sejam feitos pela própria Docato.

05. Formas de acesso

05. Formas de acesso

Você pode interagir com o serviço solicitado logando na nossa plataforma, mas essa não é a única forma. Caso seja necessário podemos realizar esta interação diretamente por email.

A plataforma Docato está programada para enviar e-mails automaticamente para todos os usuários envolvidos na contratação, seja escritório ou correspondente.

Para gerenciar as mensagens que você e sua equipe vão receber basta clicar no ícone circular no canto superior direito com as iniciais do seu usuário e acessar o “Perfil” do usuário. Após, clique na aba "Notificações" e marque qual tipo de mensagem o usuário deseja receber.

Caso tenha alguma dificuldade no uso da plataforma estamos disponíveis nos emails: suporte@docato.com.br e contato@docato.com.br.

Em breve lançaremos o nosso aplicativo para que você possa acompanhar suas solicitações na palma da sua mão!

O aplicativo Docato inicialmente funcionará no sistema Android e será leve e intuitivo da mesma forma que é a nossa plataforma online!

Basta realizar o login com o seu cadastro já existente e usufruir do controle dos seus serviços a qualquer hora, de maneira inovadora e descomplicada!

Mas não se preocupe, caro usuário do iOs da Apple! Logo logo chegaremos até você também! :)

Trabalhamos para deixar nossa plataforma sempre atualizada e funcional, mas sabemos que erros no sistema podem acabar acontecendo.

Caso esteja com alguma dificuldade técnica, basta entrar em contato pelos nossos canais de atendimento que enviaremos seu caso ao suporte e prestaremos todo o auxílio necessário.

Caso você esqueça a senha, basta clicar na opção “Esqueci minha senha” na tela de login e automaticamente você receberá um e-mail para redefini-la.

Para a mudança do e-mail principal, basta entrar em contato diretamente com o nosso suporte através do atendimento online, na parte superior da tela, clicando na opção Docato que resolveremos rapidinho o seu problema!

06. Execução do serviço

06. Execução do serviço

Todo serviço em execução demanda atenção do escritório solicitante, seja para responder uma pergunta do correspondente, ou para fazer alguma solicitação à equipe de gerenciamento. Desta forma, sempre que necessário, o sistema automaticamente enviará uma mensagem solicitando a interação na contratação. Essa solicitação de interação será feita por e-mail e pela plataforma.

Na página inicial da plataforma Docato existe o ícone “Mensagens”, no canto superior direito. Ao clicar neste ícone, o usuário terá acesso a todas as mensagens pendentes nas contratações em execução.

As interações ocorrem pelo chat da contratação e têm grande importância, principalmente em casos de audiência, quando pode haver a necessidade do correspondente sanar alguma dúvida com o escritório solicitante o quanto antes.

No campo status é possível verificar o andamento de cada solicitação.

O status “Aguardando Resposta”, significa que enviamos a diligência para um prestador e estamos aguardando sua resposta sobre aceitar ou recusar o serviço.

Se surgir a informação “Rejeitado”, não se preocupe! Significa apenas que o prestador inicialmente contatado não teve disponibilidade, mas nosso setor encontrará outro brevemente.

Quanto ao status “Cancelado”, significa que o prestador cancelou a contratação por algum motivo após aceitá-la, mas nós já encontraremos outro para realizar o serviço.

Já o status “Aguardando Execução do Serviço”, significa que o prestador aceitou a realização da diligência e o fará no prazo determinado.

Após o prestador finalizar a demanda, o serviço irá para o status “Aguardando Aprovação”, etapa em que o escritório que solicitou a diligência a analisará e, estando tudo ok, aprovará.

Por fim, o status “Aguardando Pagamento”, significa que a diligência foi realizada, aprovada e já está sendo encaminhada para o pagamento do prestador.

A contratação poderá ser editada a qualquer momento enquanto estiver em execução (quando houver necessidade de acrescentar novas informações, corrigir dados do processo ou anexar novos documentos). Para tanto, basta selecionar a contratação pendente e clicar em “Editar Contratação”.

Lembre-se que alterações essenciais à execução da diligência devem ser informadas na aba "Chat" da contratação para que fique claro a todos os envolvidos e para a ciência do prestador contratado!

Com certeza! Temos diversos prestadores qualificados e pode acontecer de algum se destacar nos serviços que você solicitou.

Caso você tenha interesse em passar a escolher os seus prestadores, nós temos Planos com essa funcionalidade, que você poderá verificar na nossa página sobre eles ou conversando com o nosso Setor Comercial!

Nesses casos, recomendamos que mencione nas “Informações do Serviço” a preferência por esse correspondente que nosso setor verificará a sua disponibilidade. Se ele puder realizar sua demanda, enviaremos a contratação a ele.

Mas não se preocupe! Em caso de indisponibilidade, ainda teremos diversos profissionais competentes para te atender.

Pedimos desculpas de antemão e faremos de tudo para que isso não aconteça novamente! :(

Nesses casos, solicitamos que entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento para que possa averiguar e resolver a situação.

Caso o serviço ainda esteja em andamento, tentaremos buscar uma solução agradável a todos com o mesmo prestador ou o trocaremos para você!

Se for a respeito de um serviço já concluído, poderemos conversar com quem era o contratado para solucionar a questão amigavelmente ou, dependendo da gravidade da situação, retiraremos o correspondente em questão da rede do seu escritório.

Nesses casos orientamos os prestadores a sempre relatarem na aba “Chat” da contratação o ocorrido, bem como apresentar alguma certidão ou comprovante de indisponibilidade do processo quando possível.

Dessa forma, podemos manter a contratação aberta e aguardar a disponibilidade dos autos para que seja concluída, ou, então, cancelá-la.

Lembramos que se o prestador se deslocou para tentar efetuar a diligência, o deslocamento deverá ser pago.

Recomendamos a leitura atenta dos nossos Termos de Uso e da nossa Política de Privacidade para melhor elucidação da questão.

07. Aprovação do serviço

07. Aprovação do serviço

Após o correspondente finalizar a diligência no sistema, o status do serviço passará de “Aguardando Execução” para “Aguardando Aprovação”.

Nesse momento, o escritório solicitante receberá um alerta, seja da equipe gerencial da Docato pela plataforma, ou por e-mail, para que verifique se a demanda foi realizada adequadamente.

Em caso de reembolso de despesas extras ao ato contratado, o solicitante poderá aceitar ou rejeitar o valor de reembolso (lembrando que valores excedidos serão previamente informados para que haja aceite do solicitante).

Após o aceite e estando tudo ok (inclusive reembolso), a contratação passará para o estágio “Aguardando Pagamento”.

Em caso de reembolso de despesas extras ao ato contratado, como custas de Correio, impressão de páginas para protocolo, dentre outros, o correspondente enviará o recibo na aba “Chat” do serviço para averiguação.

Então, o solicitante poderá aceitar ou rejeitar o valor deste reembolso.

Sim. Se o serviço estiver incompleto ou incompreensível de alguma maneira, é possível rejeitá-lo para que seja refeito.

Calma, estamos aqui para te ajudar!

Basta entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento que verificaremos o ocorrido e voltaremos a contratação para o status anterior “Aguardando Execução” até que o problema seja solucionado!

Mas lembre-se sempre de conferir antes de aprovar! ;)

08. Pagamento

08. Pagamento

Em regra, o pagamento dos serviços se dá na última etapa da criação da solicitação.

Ao finalizar a inserção dos dados da contratação, o sistema automaticamente informará o valor a ser pago e a opção da forma de pagamento: via débito ou crédito.

Em alguns planos, temos o benefício do pagamento posterior.

Em caso de dúvidas ou de necessidade de averiguações para seu controle financeiro, basta acompanhar os extratos de serviços pagos, bem como os recibos emitidos, clicando no ícone do seu perfil no canto superior da página inicial (letras com as iniciais do usuário). Acessada a área de perfil do usuário, clique em "Financeiro" no menu lateral esquerdo.

Dentro da área "Financeiro", clique em “Minhas Faturas” e selecione o mês que deseja verificar. Você poderá baixar a planilha com as especificações de valores gastos por serviço, bem como o recibo das transações realizadas.