NOSSO BLOG

Blog Docato | Audiências virtuais e os seus desafios
Victor Pellizer Iritsu
15 outubro, 2020 • atualizado em 9 novembro, 2020

As audiências virtuais, ou audiências por videoconferência, não são novidade no âmbito jurídico. Já existiam em fóruns de muitas comarcas de estados brasileiros e agora estão em evidência dado o momento desafiador que estamos vivenciando.

Embora presente em muitos fóruns, há um longo caminho para que essa alternativa tecnológica esteja presente em todos os fóruns e também em todos os escritórios e departamentos jurídicos do país. Confira a seguir alguns desafios de se implementar a prática de audiência virtual no seu escritório internamente.

1 – Constante mudança

Tudo na internet é imediato, o que funciona hoje pode não funcionar amanhã e atualizações são frequentes. O leque de aplicações existentes é enorme, então você deve estar ciente de que cada fórum pode disponibilizar um sistema diferente para a realização da audiência. Burocracias internas podem acabar prejudicando o controle e andamento de audiências virtuais, pois dependem de muitas variáveis, que de fato variam muito individualmente.

2 – Local e equipamento

Um local exclusivo para audiências virtuais é indispensável, pois para a realização da audiência não podem haver ruídos externos ou interferências, e são necessários equipamentos como câmera com boa resolução, equipamentos de entrada e saída de áudio que proporcionem clareza, um computador ágil para a execução das aplicações, etc.

3 – Conexão de qualidade

Videoconferências exigem uma conexão veloz para que você consiga se comunicar sem travamentos, e é uma boa ideia ter uma conexão de reserva, para o caso de cair a sua conexão principal e você correr o risco de se ausentar de uma audiência.

4 – Falta de padronizações e instabilidades

Quem está ambientalizado com a tecnologia jurídica sabe que existem diversos sistemas diferentes, e que instabilidades são comuns. Tratando-se de audiência virtuais, pode acarretar em várias horas de espera para solução ou para que o juízo em questão se manifeste sobre o adiamento do referido ato. Portanto, se ocorrer este tipo de problema no momento de sua audiência, você terá que aguardar o tempo necessário para solução ou manifestação do juízo nos autos para adiamento do ato, por exemplo.

5 – Audiências atrasadas ou simultâneas

Atraso em audiências é algo comum, e em audiências virtuais não é diferente, o que pode gerar gargalos em atividades dentro do escritório. Audiências simultâneas também podem se tornar um problema, pois o escritório terá de dispor de ainda mais equipamentos e profissionais disponíveis para realização destas.

6 – Conduta em audiência

O conhecimento técnico, a preparação e a boa conduta são primordiais para realização de qualquer audiência. Contudo, deve-se lembrar que nas audiências presenciais existem debates, posturas e diálogos que não são colocados em ata. Porém, em audiências virtuais, absolutamente tudo é gravado. Deve-se, então, estar muito mais preparado, pois situações corriqueiras como ficar sem resposta, olhar o celular, fazer sinais e gesticular ficarão gravadas, e tratando-se de processos públicos, podem vir a ser gravados pela outra parte e serem divulgados.

Terceirização de audiências virtuais

Escritórios estão habituados a contratar correspondentes externos para a realização de audiências externas há décadas, e voltar a internalizar esse tipo de serviço é uma mudança extremamente impactante no escritório como um todo.

A mudança não ocorre apenas no fluxo de trabalho, gerando conflitos internos (e consequentemente gargalos operacionais), mas também em grandes impactos financeiros, pois o escritório precisará contratar novos funcionários para realizarem as audiências internamente e investir muito dinheiro para fornecer estrutura e equipamentos de qualidade para esses novos funcionários.

A terceirização garante que o escritório terá o serviço de advogados competentes a um preço ainda mais acessível que antes, já que além de não ter que desembolsar na nova estrutura para o próprio escritório, não existirá mais a cobrança por deslocamentos de correspondentes, já que eles contam com todo o equipamento necessário, em escritórios próprios.

Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para otimizar sua rotina? Clique aqui e preencha o formulário para nossa equipe comercial entrar em contato com você.

Categorias: Advocacia do futuro, Serviços

ARQUIVO DO BLOG

CATEGORIAS