NOSSO BLOG

Blog Docato | Benefícios de se terceirizar a correspondência jurídica
Victor Pellizer Iritsu
11 setembro, 2020

A correspondência jurídica é uma vertente jurídica que consiste na contratação de representantes para realização de atos ou extração de documentos em nome de outra pessoa ou empresa.

Pode ser feita em vários locais:

– Tribunais
– Fóruns
– Juizados especiais
– Cartórios extrajudiciais
– PROCON
– Detran
– Prefeituras
– Juntas comerciais
– Receita federal
– Outros

E consiste de vários serviços:

– Audiência
– Extração de cópia processual
– Despacho com juiz
– Protocolo
– Extração de documentos
– Outros atos e diligências

Importância no meio jurídico

Para entender a importância desta atividade burocrática e por que ocorre com tanta frequência, é interessante analisar alguns fluxos no caso de litígios no cenário brasileiro.

Quando é iniciada uma disputa judicial, as partes precisam, via de regra, protocolar documentos e realizar atos de representação para que possam defender seus interesses.

No Brasil, muitos processos ainda são físicos. Isso faz com que a cada nova movimentação no processo jurídico seja necessário o deslocamento até o local onde o processo se encontra para extrair uma cópia deste, para assim tomar conhecimento acerca de suas atualizações.

Mesmo quando os processos são digitais, alguns atos exigem a presença física. É o caso da audiência, que exige a presença de um representante no fórum para este ato.

Esse fluxo burocrático prejudica especialmente empresas com extensa abrangência, ou escritórios jurídicos que representam essas empresas.

É custoso deslocar funcionários internos para estas atividades e é consideravelmente desafiador realizar parcerias, negociações e controle de prestadores em comarcas externas, já que se trata de contratar desconhecidos para fazerem serviços muito importantes.

Caso seu escritório não seja grande, você pode estar pensando: “Tenho poucas diligências em outras comarcas, ainda não preciso terceirizar minha correspondência jurídica.”.

É comum esse pensamento quando ainda se consegue controlar as demandas externas sem muita dificuldade. Contudo, é sempre bom ressaltar que nenhum escritório grande, começou grande! A terceirização da correspondência jurídica traz resultados mesmo que suas demandas sejam esporádicas, pois “uma coceira é melhor que uma dor”, por menor que seja essa dor.

Burocracia invisível aos olhos

A Docato descomplica a correspondência jurídica em diversas frentes, como por exemplo:

Rede premium de prestadores – criar e gerir uma base de correspondentes de qualidade em todo território nacional não é uma tarefa fácil. Demanda anos de trabalho e exige uma equipe preparada para encontrar, contratar e confirmar a capacidade dos prestadores da rede. Contamos com uma base de mais de 20.000 prestadores avaliados constantemente pela nossa equipe operacional e nossos clientes após cada serviço realizado.

Redução de custos – fazendo conexão com exemplo acima, graças ao grande volume de atos e documentos que recebemos de clientes para repassar aos nossos prestadores, conseguimos negociações especiais em serviços, e o valor por ato sai abaixo do preço de mercado. Ou seja, além de seu departamento ou escritório não ter de arcar com grandes despesas de deslocamento do advogado, o valor é ainda menor do que contratar um correspondente diretamente ou uma logística jurídica comum.

Auxílio na execução – acompanhar a execução dos serviços é desgastante e muito suscetível a erros. Sabemos disso, e para solucionar esse problema nós fornecemos uma equipe operacional altamente qualificada, que fica responsável por garantir que a execução do serviço seja feita dentro do prazo e com qualidade, e também fornecemos um aplicativo onde você pode acompanhar o andamento de toda sua demanda com facilidade.

Auxílio no pagamento – realizar o pagamento de correspondentes é um problema quase que exponencial - quanto maior o número de correspondentes, o cuidado necessário aumenta “ao quadrado”. Podem ocorrer pagamentos duplicados, falta de pagamentos, pagamentos errados. Cada prestador pode ter uma conta em um banco diferente e recebe em uma data diferente, e até você terminar de checar as planilhas do pagamento de um mês, já começou o pagamento do próximo mês, e de repente você já está preso em um ciclo infinito. Resolvemos isso também com o nosso aplicativo, que reduz o volume de transações a um único boleto por mês (!), totalmente livre de duplicidades e erros, com relatórios completos que podem ser gerados a qualquer momento.

Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para otimizar sua rotina? Clique aqui e preencha o formulário para nossa equipe comercial entrar em contato com você.

Categorias: Advocacia do futuro, Serviços

ARQUIVO DO BLOG

CATEGORIAS