NOSSO BLOG

Blog Docato | Conheça detalhes sobre a perícia grafotécnica
Victor Pellizer Iritsu
15 julho, 2020

A perícia grafotécnica tem por objetivo analisar a autenticidade e autoria do escrito, como: rubricas, assinaturas, textos, bem como a sua grafologia. Através dela é possível identificar cada detalhe do escrito e a autoria dos textos periciados.

Alguns fatores são levados em consideração, como: pressão do punho, inclinação, traços, variedades de grafia. Eles contribuem para uma análise mais precisa e autêntica do texto periciado.

Importante também que os documentos sejam originais para melhor comparação com o do objeto da perícia. Sua utilização se dá tanto no âmbito judicial quanto no extrajudicial, sendo que no primeiro há um número elevado de casos que necessitam de perícia grafotécnica, visto que analisa diversos documentos.

Principais casos de uso da perícia grafotécnica:

– Contratos diversos
– Notas promissórias
– Cheques
– Aberturas de contas bancárias
– Propostas de seguros

O trabalho do perito vai muito além da análise de autenticidade, busca averiguar se houve algum enxerto, supressão do texto, rubricas ou assinaturas. Constata também qualquer alteração, rasura ou acréscimo de texto, do referido documento.

A mera semelhança não é suficiente para garantir autenticidade. Deve-se considerar que nenhum indivíduo escreve duas vezes de forma idêntica, existem variações entre cada escrita em diferentes momentos.

Ainda há fatores que interferem, como: tipo de caneta, papel, condições físicas e psicológicas, idade, período da vida, entre outros, fazendo com que tudo isso deva ser levado em consideração para uma análise correta.

Por todos esses fatores, e pela análise minuciosa, essa perícia é essencial para assegurar autenticidade. É importante destacar que esta perícia se sobrepõe até a fé pública, como por exemplo, os reconhecimentos de firma realizados em cartórios, podendo ser até anulado quando for constatada falsidade em laudo pericial.

Desta forma, podemos perceber a importância de confirmar ou não a autenticidade do documento periciado e quais os elementos são levados em consideração pelo perito.

Assim sendo, sempre que houver dúvidas quanto à autenticidade de um documento, é importante buscar um perito especialista nesta área.

Docato – Sem barreiras para obtenção de documentos e realização de atos

Contamos com correspondentes preparados para realizar acompanhamento de perícias, e outros atos. Nossa equipe de especialistas está preparada para atender sua solicitação.

Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para otimizar sua rotina? Clique aqui e preencha o formulário para nossa equipe comercial entrar em contato com você.

Categorias: Serviços

ARQUIVO DO BLOG

CATEGORIAS