NOSSO BLOG

Blog Docato | Como solucionar conflitos no PROCON e fidelizar clientes
Victor Pellizer Iritsu
31 agosto, 2020

A forma como sua empresa lida com reclamações no Procon pode ser uma oportunidade de solucionar conflitos e fidelizar clientes. A relação com o cliente é fundamental para o crescimento e sucesso de uma empresa e por diferentes motivos esse relacionamento pode ser abalado.

Ao atrasar uma entrega e não dar a devida atenção à um cliente lesado, por exemplo, sua empresa pode ser acionada pelo PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), ou outro órgão de defesa do consumidor.

Você pode encarar isso como um problema, ou como uma oportunidade para solucionar um conflito e fidelizar de vez esse cliente.

Foco no cliente

O vínculo com um cliente é prejudicado principalmente quando este já tentou, sem sucesso, alguma solução através dos canais disponibilizados pela empresa. Diante desse cenário, o consumidor muitas vezes se vê obrigado a acionar o PROCON, e a chance de reconquistar o cliente se torna ainda menor.

O PROCON não exige necessariamente o comparecimento de um advogado, então, é comum a empresa ser representada pelo gerente ou algum outro funcionário. Geralmente, esse representante possui uma visão mais direcionada à venda do que à fidelização propriamente dita do cliente, e também muitas vezes não é o representante que não solucionou o problema do cliente no primeiro momento, e tudo isso interfere na comunicação com o cliente e acaba criando obstáculos para atingir um resultado satisfatório.

Diferencial de um profissional qualificado

Para transmitir uma postura de empatia é necessário um profissional qualificado, que realize uma audiência não só com o intuito de solucionar o conflito existente, mas também de reconquistar a confiança do cliente, colocando sua satisfação como prioridade.

Quando o cliente percebe que a empresa está interessada em solucionar seus problemas, que suas necessidades foram reconhecidas ou seu ponto de vista compreendido, fica mais fácil superar as expectativas dele e fidelizá-lo.

Ter um cliente fiel gera lucro contínuo para a empresa! Clientes satisfeitos estão propensos a gastar mais, tanto com produtos ou serviços, além de divulgar sua marca/empresa.

Tenha um parceiro que faça isso por você

Empresas utilizam as vitrines virtuais como forma de expandir o alcance das vendas. Contudo, lembre-se que a reclamação consumerista pode ser proposta no domicílio do consumidor, tornando-se frequentemente inviável encaminhar um funcionário para representação.

Buscar correspondentes a cada nova demanda vai contra os interesses das empresas que buscam evolução, qualidade, e eficiência, pois são operações que demandam muito tempo e recursos, e não agregam valor de fato.

Docato – Sem barreiras para obtenção de documentos e realização de atos

Pensando na qualidade e otimização da correspondência, possuímos uma rede de prestadores comprometidos com a excelência na execução dos serviços e diligências de nossos clientes.

Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para otimizar sua rotina? Clique aqui e preencha o formulário para nossa equipe comercial entrar em contato com você.

Categorias: Serviços

ARQUIVO DO BLOG

CATEGORIAS