NOSSO BLOG

Blog Docato | Como robôs podem aumentar sua eficiência juridica
Victor Pellizer Iritsu
6 novembro, 2020

Em um cenário de muitas incertezas, busca-se cada vez mais soluções para otimizar operações pouco estratégicas para o advogado e reduzir os efeitos das restrições da pandemia na realização de atos processuais.

Mudanças digitais já vinham acontecendo de forma gradativa nos últimos anos no mercado jurídico. No entanto, essas mudanças se tornaram urgentes e necessárias para amenizar os impactos da pandemia, e também para tornar realidade o sonho de uma advocacia dinâmica, tecnológica e flexível.

Se você ainda está perdido nesse mundo de ferramentas digitais para sua operação, sua hora chegou. Busque informações, ferramentas, conhecer o que há de mais inovador, mas, principalmente, saiba escolher ferramentas sejam adequadas ao seu modelo de escritório e compatível com suas necessidades.

É nesse sentido que as soluções digitais da Docato contribuem na rotina de centenas de departamentos jurídicos, seja antes, durante ou depois da pandemia.

Vantagens de digitalizar o backoffice

O motivo da existência da tecnologia é facilitar a vida do ser humano, e tecnologia aplicada à advocacia não é diferente. Departamentos jurídicos atualmente enfrentam muitas atividades repetitivas e passíveis de erros humanos, que acabam tomando tempo e atenção do advogado ou paralegal, e que no final de tudo, não agregaram nenhum valor.

Dois dos problemas enfrentados mais comuns são a falta de unificação dos sistemas utilizados por instituições públicas (o que dificulta a criação de padrões de workflow eficientes, já que cada sistema possui um fluxo de dados próprio), e a instabilidade de grande parte desses sistemas (cujos servidores não possuem capacidade para atender muitos acessos simultâneos e acabam sendo inacessíveis em horários de pico).

Se antes da pandemia falhas de sistema não eram incomuns, na pandemia elas se tornaram parte da rotina, já que o que antes eram apenas alternativas digitais, passaram a ser as únicas opções existentes, e com isso os problemas aumentaram proporcionalmente aos acessos.

Extração automática de cópias de processo digital

A extração de cópias digitais era uma dor em crescimento mesmo antes da pandemia, logicamente crescendo junto com o volume de processos digitais no país. Alguns departamentos detectaram essa dor e passaram a buscar soluções para ela, porém com atenção controlada. Diante deste novo cenário, com a perspectiva de aumento no número de demandas digitais nos escritórios, a atenção se tornou essencial.

Receber novas demandas sem sobrecarregar colaboradores ou aumentar o quadro de funcionários só é possível através da otimização de tarefas. Como mencionado acima, cada sistema público possui um fluxo de dados próprio e os sistemas entregam cenários de instabilidade com frequência, o que torna a extração de cópias uma atividade lenta, e definitivamente, sem valor agregado. Os bots Docato unificam os sistemas e automatizam a operação de extração de cópias digitais, reduzindo de horas para minutos (ou segundos) o tempo desperdiçado nessa operação.

Extração automática de certidões digitais

Para propositura de uma ação judicial são necessários diversos documentos, entre eles estão as certidões. Elas podem ser obtidas em diferentes locais e em diversos casos, de forma digital, e a tendência é que esses locais passem a viabilizar a solicitação virtual cada vez mais.

Os bots Docato, da mesma forma que agem na extração de cópias digitais, também unificam os sistemas e automatizam a operação de extração de certidões digitais, reduzindo de horas para minutos (ou segundos) o tempo desperdiçado nesse tipo de operação.

Guias de pagamentos e custas processuais

Os advogados sentem um alívio quando se fala em utilizar robôs para automatizar a elaboração de guias de pagamentos e custas processuais, por se tratar de uma responsabilidade grande e que demanda muito tempo em sua realização.

Porém, mesmo sabendo que isso facilita a rotina e garante maior segurança, muitos ainda resistem à centralização desta função. Por que muitos adiam o quanto podem qualquer mudança? Porque partem da premissa que “em time que está ganhando não se mexe”!

Para quem pensa dessa forma, fica a dúvida: como evoluir sem agir?

Todo profissional deseja evoluir, porém, como disse Einstein, é insanidade fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Ouça sua equipe, questione sobre suas dificuldades, encontre gargalos operacionais e como esses gargalos impactam na eficiência da sua empresa no geral, e busque as soluções que o mercado oferece.

Você perceberá que com poucos recursos bem alocados seu escritório pode ganhar produtividade e entregar um melhor resultado jurídico.

Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para otimizar sua rotina? Clique aqui e preencha o formulário para nossa equipe comercial entrar em contato com você.

Categorias: Advocacia do futuro, Serviços

ARQUIVO DO BLOG

CATEGORIAS